Como garantir uma dieta equilibrada para o meu cão?

Todos queremos que os nossos patudos tenham uma vida longa, alegre e feliz ao nosso lado. A nutrição adequada é atualmente o quinto sinal vital para aferir o estado de saúde de um animal (depois da temperatura, pulso, padrões de respiração e dor). Mas quais os segredos de uma dieta saudável e promotora de saúde?

É normal que existam algumas dúvidas sobre as verdadeiras vantagens das rações veterinárias ou super premium quando comparadas com as rações que encontramos no supermercado ou outras lojas. Afinal, todas prometem o melhor para o seu patudo e com preços bastante competitivos!

Para garantir uma dieta equilibrada, é essencial conhecer a condição física e o estado de saúde do seu patudo, bem como outras características individuais relevantes (peso, idade etc.). Como já referimos anteriormente, a ração mais adequada para o cão do seu vizinho pode ser a melhor para ele, mas a pior para o seu. Este é o motivo pelo qual é essencial analisar dos elementos que compõem a ração antes de a comprar: só assim podemos escolher um produto de qualidade e conhecer as quantidades certas a servir (sim, porque no que depender do voraz apetite de muitos patudos, a dose prevista para uma semana poderia ter a curta duração de um jantar).

É importante saber que o seu patudo não deve comer rações especiais para determinadas condições de saúde se ele não tiver nenhum problema. Isso seria como tomar um antibiótico sem estar doente! O acompanhamento regular junto de um veterinário é sempre indispensável na resposta a esta questão.

Uma dieta equilibrada deve contar com a presença dos seguintes elementos: proteínas, gorduras/óleos, vitaminais, minerais, carboidratos e água. O destaque das proteínas na alimentação dos cães deve-se ao facto de este grupo de nutrientes participar em diversos processos celulares essenciais ao bom funcionamento do organismo. Como fazem parte da construção e manutenção dos ossos e músculos, são naturalmente o principal componente de uma ração de qualidade. É por este motivo que as rações super premium, criadas com base em alimentos naturais e de qualidade, sem recurso a corantes ou conservantes, são consideradas as mais aptas a satisfazer todas as necessidades do seu patudo. Estas rações contam como principais ingredientes a carne ou peixe (ex. frango, peru, salmão).

Se pretende verificar se está a dar a ração adequada ao seu patudo ou pensa experimentar uma nova, esteja atento aos indicadores de qualidade que pode observar no seu patudo, para além da ausência de doença: o aspeto do pelo e da pele (deve ser brilhante e densa), o volume das fezes (se for demasiado alto pode significar que a ração não está a ser bem digerida nem aproveitada) e a quantidade diária: a qualidade da ração é tanto maior quanto menor for a quantidade indicada, o que significa que o animal fica saciado e recebe o valor energético de que necessita com uma porção menor. Por isso acontece com muita frequência quando compra as rações mais baratas, que tem que dar uma quantidade muito superior de alimento ao seu cão para ele conseguir receber o mesmo número de nutrientes.

Investindo numa ração super premium pelo melhor preço, poupa preocupações e problemas de saúde muito mais dispendiosos do que a opção de proporcionar ao longo de toda a vida do seu companheiro uma dieta bastante saudável e equilibrada.

A Armentum conta com profissionais dedicados que concebem rações com base nos princípios de uma dieta completa, composta por nutrientes essenciais para a saúde e alegria de todos os patudos, a começar pelo seu!

pt_PT
es_ES en_GB pt_PT
X